FANDOM

Sessão de Sábado é uma sessão de filmes vespertina da Globo. Teve duas fases, a primeira exibida entre 1992 e 2011, e a segunda exibida a partir de 2020.

Produção

Primeira Fase (1992 - 2011)

Estreou em 15 de Agosto de 1992, exibindo filmes de diversos gêneros e complementando a programação de filmes da emissora. Serviu diversas vezes como um tapa-buraco na grade, quando uma praça transmitia partidas de futebol e as outras não. Não sendo raro a exibição de filmes diferentes em praças diferentes. Teve diversas pausas para exibições de atrações como´Planeta Xuxa, Fama e Central da Periferia.

Era exibido durante muitos anos após o Caldeirão do Huck e antes da novela das 18h. Isso mudou a partir de 2010, quando trocou de lugar com o programa de Luciano Huck. Passando a ir ao ar após o Estrelas. O último filme exibido na Sessão de Sábado foi "Missão Impossível". O programa saiu do ar em 2 de abril de 2011. Com o fim da sessão, a Globo decidiu mudar de horário o TV Xuxa, que era exibido de manhã para ser exibido de tarde no lugar da Sessão de Sábado.

Especial (2019 - 2020)

Quase oito anos após o fim, a Globo exibiu uma Sessão de Sábado Especial em 2 de Março de 2019, no sábado de Carnaval. Em algumas regiões, foi ao ar o filme "A Espiã que Sabia de Menos", em outras, foi ao ar um episódio especial da série Detetives do Prédio Azul do Gloob. Não era uma volta da sessão, mas apenas um tapa-buraco para organizar a grade de programação para a transmissão do Carnaval que acontece de noite. Uma vez que o game show Tá Brincando? que era exibido nesse horário não foi ao ar. [1]

Outra exibição especial foi em 22 de Fevereiro de 2020, novamente como um tapa-buraco durante o Carnaval. Enquanto no estado de São Paulo exibia o jogo Ituano x Santos pelo Campeonato Paulista, no resto do Brasil foi exibido o filme "Juntos e Misturados".

Segunda Fase (2020)

Por conta da pandemia do COVID-19, a Globo precisou fazer ajustes na programação após a suspensão da gravação de diversos programas, o que gerou várias lacunas na grade. Por conta disso, a emissora resgatou o título Sessão de Sábado para exibição de filmes em uma substituição temporária a faixa de programas de temporada das tardes de sábado. O primeiro filme dessa fase foi "Lisbela e o Prisioneiro".

Referências

  1. Carnaval: "Sessão de Sábado" volta à programação da Globo — O Planeta TV