Wiki TVPédia Brasil
Advertisement

O Shoptime é o primeiro e mais conhecido canal de vendas da TV Brasileira. Uma empresa de varejo fundada em 6 de Novembro de 1995 pela Globosat e atualmente pertence à B2W Digital.

História

O Shoptime entrou no ar em 6 de Novembro de 1995 pela Globosat. A ideia da programadora era fazer um canal nos moldes do americano HSN - Home Shopping Network, que tinha a proposta que mesclar as vendas dos produtos com entretenimento. A iniciativa foi do empresário Antônio Dias Leite, do Grupo Macal, que se juntou às Organizações Globo e a GP Participações. O projeto não era fácil, pois era preciso vencer a falta de hábito do público brasileiro em fazer compras à distância.

Inicialmente, o canal exibia 24 horas por dia de programas de 25 minutos de duração. Dedicados a vender produtos nas mais diversas áreas. O Shoptime vendia seus produtos apenas pela televisão (o público comprava por telefone) e através de um catálogo impresso. Em 1997 foi criado o "Shoptime.com", site do compras online que reforçava as vendas do canal. Foi nessa época que ganhavam força os programas ao vivo, onde os apresentadores anunciavam o produto de uma forma leve e interativa. Nos anos seguintes, o canal fez sucesso vendendo produtos de cozinha, lançando em 2001 a marca própria "Fun Kitchen".

Em 2005, o canal foi vendido por R$126 milhões para a B2W Digital, uma empresa das Lojas Americanas que possuía as marcas "Americanas.com"; "Submarino", "Ingresso.com" e "SouBarato". A partir disso, o Shoptime lança no mercado novas marcas próprias como o "Casa&Conforto" (produtos de cama, mesa e banho), "La Cuisine" (utensílios domésticos) e "Life Zone" (equipamentos de lazer). Também foi criado o "Shoptime Viagens", uma agência de viagens online, e o "Shoptime Marketplace", uma plataforma para que vendedores parceiros ofereçam seus produtos no site da empresa.[1]

Ciro Bottini é o apresentador mais conhecido do canal, está lá desde o início. Ficou famoso pelo seu jeito divertido de anunciar produtos e utilizar os bordões "Compre, compre, compre!" e "Dedão Bottini" de qualidade". Em 2013, em comemoração aos 18 anos, o canal ganha nova identidade. Em 2014 venceu o contrato que tinha com as TVs por Assinatura para exibir sua programação. O contrato foi renovado, pagando um aluguel de R$3 Milhões..

Emissoras de TV Aberta

GloboSBTRecordTVBandRedeTV!GazetaCNTRBTV
NGTUlbraTV DiárioRede21RBARede FamíliaRBIMNAmazon Sat

Jornalismo
Record NewsRIT Notícias

Religiosos
Católicos: Rede VidaRS21AparecidaEvangelizarTV NazaréCanção NovaPai Eterno
Protestantes: RITMundialGênesisRede GospelNovo TempoRede SuperPlenitudeBoas Novas
Outros: TV Mundo MaiorBoa Vontade TVRCI

Jovem e Música
LoadingTop TVUnião

Televendas
PolishopShoptime

Agronegócio
Canal RuralAgroBrasil TVCanal do BoiAgro CanalTerra Viva

Estatais, Públicas e Educativas
CulturaTV BrasilTV Brasil 2TV JustiçaRede LegislativaTV SenadoTV CâmaraCanal Saúde
TV EscolaFuturaRede MinasSescTVTVCE-Paraná • TVEs (BAESRSALMS)

Advertisement