FANDOM

Sonia Abrão é uma apresentadora, jornalista e comentarista.

Trajetória

Sonia Maria Abrão nasceu em 20 de Junho de 1958 na cidade de São Paulo. Formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, especializou-se em jornalismo popular quando passou a trabalhar no jornal Notícias Populares, que era conhecido por sua linguagem direta e objetiva.

Em seguida trabalhou em revistas como a Contigo, Amiga e Semanário, teve coluna diária sobre televisão durante dez anos no Diário Popular e no Diário de São Paulo. Trabalhando como colunista, redatora e repórter e chefe de reportagem. Com o sucesso de sua carreira jornalistica, nos anos 80 foi convidada para participar de diversos programas de TV, na maioria como jurada. Entre eles, destaca-se o Show de Calouros, Programa Flávio Cavalcanti, Programa Raul Gil e Cassino do Chacrinha. Na rádio, como comentarista, passou pela Tupi, Globo, América, Capital e Record.

No início dos anos 90, foi comentarista do programa Aqui Agora do SBT. Em seguida, tornou-se repórter de helicóptero do Domingo Legal, também do SBT. Estreou como apresentadora em 2000, no comando do A Casa é Sua da RedeTV!. Passou pelo SBT entre 2002 e 2004 onde apresentou o Falando Francamente. Em seguida, foi para a Record onde apresentou o programa Sonia e Você entre 2004 e 2006. Retornou à RedeTV! em 2006, onde estreou no comando do A Tarde é Sua, programa que apresenta até os dias de hoje e que é dirigido por seu irmão Elias Abrão. Desde os anos 80, é jurada do Troféu Imprensa.

Sonia foi casada durante dez anos com o empresário Jorge Damião, e da união nasceu seu único filho, Jorge Fernando. É prima paterna do cantor Alexandre Magno Abrão, o Chorão da banda Charlie Brown Jr., falecido em 2013. Como escritora, lançou cinco livros, sendo o último uma biografia do cantor Rafael Ilha.

Trabalhos na TV

Ano Título Cargo / Personagem
1980 - Atual Troféu Imprensa Jurada
1981 - 19?? Show de Calouros
1981 - 1986 Programa Flávio Cavalcanti
198? - 1988 Cassino do Chacrinha
1992 - 1997 Aqui Agora Repórter
1997 - 2000 Domingo Legal
2000 - 2002 A Casa é Sua Apresentadora
2002 - 2004 Falando Francamente
2004 - 2006 Sônia e Você
2006 - Atual A Tarde é Sua
2012 Saturday Night Live Brasil Convidada
2013 Cortiço Treme Treme Consuelo