FANDOM

TV COM foi um canal UHF/TVA situado em Porto Alegre/RS, fundado em 1995 e extinto em 2015. Também teve uma versão em Santa Catarina entre 2000 e 2017.

História

Nos anos 90, alguns profissionais do Grupo RBS, projetaram um novo canal, com programas e matérias 100% locais, com isso conseguem a concessão do canal 36 UHF (que para eles seria mais fácil para transmitir via cabo/MMDS). Em 15 de maio de 1995, entra no ar a TV Comunitária (TV COM), com direito até mesmo matéria no Vídeo Show, chamado a emissora de "CNN gaúcha". Sua programação era uma mescla de programas locais e reprises da RBS TV, como o Jornal do Almoço, RBS Notícias entre outros, além de transmissões como o Gaúchão (campeonato de futebol), Planeta Atlântida e desfiles de carnaval no estado. Sua concessão era TVA, um serviço especial de TV por assinatura, na qual o sinal era codificado em alguns horários, geralmente na madrugada até as 16 horas, quando o sinal abria para todos. Para assinantes NET, durante a madrugada podia se ouvir o áudio da rádio 102 FM, e haviam slides com notícias, e nas primeiras horas da manhã, algumas imagens das ruas de Porto Alegre ainda vazias. Nos anos 2010 sua programação começou a perder espaço para infomerciais, e em 2014 vários profissionais foram demitidos, em 2015 foi substituída pelo projeto OCTO, durou alguns meses e foi extinto, porém reprisando seu conteúdo em looping até a concessão ser devolvida ao governo federal.

Curiosidades

  • Sua concessão era TVA (não confundir com a operadora de tv por assinatura já extinta), na qual o sinal era codificado à assinantes boa parte do dia, e abria para espectadores UHF por algumas horas, no início dos anos 90 quando a TV por assinatura chegou no Brasil, era normal alguns canais como CNN e ESPN abrirem seus sinais por um curto período de tempo.
  • Em 2010, durante a transmissão do jogo Grêmio x São Luiz, em Porto Alegre, o comentarista Batista acabou desmaiando devido ao calor que fazia na cidade, o que gerou muitos memes, que segundo ele, não o incomodam.
  • Havia um programa chamado Papo Clip, que passava clipes musicais e tinha apresentações de artistas locais como Reação em Cadeia e Fresno, e era apresentado pelos comunicadores da rádio Atlântida Rodaika Dault e Luciano Potter
  • O canal cobriu diversos eventos e acontecimentos no estado, como o Festival de Cinema de Gramado, Festa da Uva, Oktoberfest, além de eleições municipais e estaduais, entre outros
  • Também transmitiam os shows do festival Planeta Atlântida, na integra e com cobertura dos radialistas e personalidades locais
  • Em 2015 quando chegou ao fim, fizeram a reprise dos melhores momentos da programação, intercalada com infomerciais