FANDOM

TV Ceará (ou TVC e anteriormente TV Educativa do Ceará) é uma emissora pública e educativa com sede em Fortaleza, no Ceará, e controlada pelo Governo Estadual através da Fundação de Teleducação do Estado do Ceará (FUNTELC). Inaugurada em 1974, retransmite a programação da Cultura e da TV Brasil.

História

O governo do estado recebeu a concessão do canal 5 durante a gestão do governador Plácido Aderaldo Castelo. Em 1973, sob o comando do governador César Cals, o governo adquiriu um terreno de 1 200 m² para a construção do prédio da futura emissora, que foi comandada pelo engenheiro Arthur Torres de Mello. Em seguida, criada a lei nº 9.753 de 1973, oficializando a criação da emissora.

Antes da inauguração oficial, a emissora era vista apenas em escolas públicas estaduais. A partir de 18 de Fevereiro de 1974, entrou no ar em caráter experimental exibindo filmes em preto e branco. Para essa nova emissora, fora selecionados educadores e artistas do departamento de dramaturgia da extinta TV Ceará dos Diários Associados. Além disso, a equipe foi treinada em diversos estados e incluiu uma visita à uma emissora do Maranhão.

A inauguração oficial da TV Educativa do Ceará foi em 7 de Março de 1974. Inicialmente era transmitido apenas para Recife e mais oito municípios do estado. Exibindo teleaulas de produção própria e novelas com estilo pedagógico. A partir de 1975, passou a retransmitir a programação da recém-inaugurada TVE Brasil. Em 22 de maio de 1979, é criada a Fundação de Teleducação do Ceará, a FUNTELC, que passou a ser a nova mantenedora da emissora. Em 1988, cria o Núcleo de Animação do Ceará com o objetivo de incentivar a produção de filmes e documentários, além de vinhetas para televisão. A partir de 1992, passa a retransmitir a programação da TV Cultura.

Em 1993, o canal passa a se chamar TV Ceará. Como uma homenagem ao extinto canal 2, que tinha esse mesmo nome. Em fevereiro de 2007, deixa de retransmitir a programação da Cultura e volta a retransmitir a da TVE Brasil (que depois se tornou a TV Brasil). Em 8 de janeiro de 2018, a emissora iniciou uma nova parceria com a Cultura, formando uma nova afiliação mista com a TV Brasil. Em 2009, tornou-se a terceira emissora cearense a transmitir seu sinal em formato digital, através do canal 28 UHF.

Emissoras de TV Aberta

GloboSBTRecordTVBandRedeTV!GazetaCNTRBTV
NGTIdeal TVUlbraTV DiárioRede21RBARede FamíliaRBIMeio Norte

Jornalismo e Esporte
Record NewsRIT Notícias

Religiosos
Católicos: Rede VidaRS21AparecidaEvangelizarTV NazaréCanção NovaPai Eterno
Protestantes: RITCJCMundialGênesisRede GospelNovo TempoRede SuperPlenitudeBoas Novas
Outros: TV Mundo MaiorBoa Vontade TVRCI

Jovem e Música
Top TVUnião

Televendas
PolishopShoptime

Agronegócio
Canal RuralAgroBrasil TVCanal do BoiAgro CanalConexão BRTerra Viva

Estatais, Públicas e Educativas
CulturaTV BrasilTV Brasil 2TV JustiçaTV SenadoTV CâmaraCanal Saúde
TV EscolaFuturaRede MinasSescTVTVCE-Paraná • TVEs (BAESRSALMS)