FANDOM


A TV Diário é uma rede de televisão com sede no Ceará e pertencente ao Sistema Verdes Mares. Foi inaugurada em 1º de Julho de 1998. Ficou conhecida nacionalmente entre 2001 e 2009, quando seu sinal foi exibido nas antenas parabólicas de todo o país.

História

A TV Diário foi lançada oficialmente em 1º de Julho de 1998, substituindo a TV COM que ficou no ar entre 6 de janeiro de 1997 a 30 de junho de 1998. Mesclando programação própria e reprises de jornais da TV Verdes Mares (afiliada da Globo), o canal era sintonizada apenas na Região Metropolitana de Fortaleza e proximidades. O nome é uma homenagem ao periódico Diário do Nordeste. Em 2000, segundo a publicação da revista Tela Viva, o transmissor de sinal do canal 22 era tão potente que cobria raio de 200 km, sendo umas das mais potentes emissoras do país.

Em 20 de março de 2001, a TV Diário passou a ser vista nacionalmente. Através do sinal no satélite Brasilsat B1 (e a partir de 2008 pelo satélite StarOne C2). Com isso, passa a ser vista por toda a América do Sul e Central e parte da América do Norte e Caribe. Com a grande popularidade do canal, conseguido pelo sinal via satélite, entre 2000 e 2007, a emissora ganhava cada vez mais retransmissoras e afiliadas pelo país inteiro.

À meia-noite do dia 25 de fevereiro de 2009, o sinal da emissora no satélite foi cortado. Deixando sem sinal as parabólicas, afiliadas e retransmissoras. Segundo a mídia na época, isso aconteceu devido a constante pressão da Globo, que incomodada com o rápido e crescente sucesso da rede cearense, sentia-se ameaçada com a grande audiência conseguida nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Quebrando sua hegemonia.

Com o corte do sinal, a emissora se voltou para o estado do Ceará, parte dos estados vizinhos, e para algumas operadoras de TV por Assinatura. Após ter seu sinal de satélite no StarOne C2 ter sido retirado do ar, a TV Diário passou a ser sintonizada apenas em outro satélite, a StarOne C3, na frequência 3642 MHz na polarização horizontal (H), porém com o sinal codificado assim como as outras emissoras de rádio e TV do Sistema Verdes Mares.

A retirada do sinal da TV Diário, devido a disputa acirrada entre os canais disponíveis da Banda C acabou sendo algo parecido com o que ocorreu com a Amazon Sat em 2005. Entre o final de fevereiro e início de março, foi organizado na internet um boicote à Rede Globo realizada em diversas cidades do Nordeste.

Em janeiro de 2011, a emissora anuncia a compra dos direitos de exibição de novelas antigas da Band. Em agosto, consegue exibir alguns de seus programas através da NGT. Em 23 de janeiro de 2014, a operadora de TV a cabo NET passou a incluir o sinal da TV Diário no line-up de suas filiais nas capitais nordestinas e na cidade de Belém, PA.

A emissora iniciou suas transmissões digitais em 9 de fevereiro de 2015 para Fortaleza e região metropolitana. Em meados de agosto do mesmo ano, passa a transmitir todos os seus programas em alta definição.

Slogans

  • 1998 - 2003: A nossa TV!
  • 2001 - 2005: A TV que fala da língua da gente
  • 2003 - 2005: A imagem da nossa terra
  • 2005 - 2016: A TV do Nordeste!
  • 2016 - 2018: 100% Sua Cara. 100% Nordeste.
  • 2018 - Atual: A cara do Nordeste.
O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.