FANDOM

TV Piratini foi uma emissora de TV aberta, situada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, inaugurada em 1959 e extinta em 1980.

História

Em 20 de dezembro de 1959, entra no ar a TV Piratini, canal 5 de Porto Alegre, a primeira emissora de televisão no Rio Grande do Sul, fundada pelo empresário Assis Chateaubriand e dirigida pelo jornalista Sérgio Reis. A Piratini fazia parte da empresa Diários Associados, dona da Rede Tupi, entre outros veículos de comunicação. Mesclava programação da Rede Tupi, e programas locais. Seu diretor de jornalismo era Lauro Schirmer, e alguns dos programas locais eram Diário de Notícias na TV (jornalístico), Mangas de Camisa (futebol), Varig Convida (viagens) e Cozinhando com Dona Mimi (culinária), além do Repórter Esso, principal telejornal do país até então. No seu primeiro ano de transmissão, a grade durava um pouco mais de três horas devido a falta de programas, se iniciando às 19:40 e encerrando às 22:35. Seus programas duravam de 15 a 20 minutos. Também eram transmitidos jogos do Grêmio e Internacional, e o Grande Show Wallig, um programa de variedades patrocinado pela marca de fogão de mesmo nome. A abertura da programação era o padrão com o mascote indiozinho, que ficava 20 minutos no ar, até os equipamentos de transmissão "esquentarem".

Foi extinta em 18 de julho de 1980, devido a falência da Rede Tupi de Televisão. Sua sede física no Morro Santa Teresa, foi ocupada pela TV Educativa, que por um tempo se chamou TVE Piratini, em homenagem ao antigo canal. Em 1983, um incêndio atingiu as dependências da emissora, destruindo todo o seu acervo. Já sua antena de transmissão, foi demolida nos anos seguintes, por falta de manutenção