FANDOM

A Tela Quente (anteriormente Tela Quente Coca-Cola) é a principal sessão de filmes da Rede Globo e também uma das mais antigas. Sua estreia foi em 7 de Março de 1988.

 A Sessão

A Tela Quente é destinada às grandes estreias televisivas de sucessos do cinema. Exibe filmes dos mais variados gêneros. Exibe filmes inéditos, mas intercalado com filmes já exibidos nas sessões da emissora.

É sempre exibido na segunda-feira, após a novela das 21h. Com exceção do primeiro semestre do ano quando vai ao ar depois do Big Brother Brasil ou após outra produção.

Histórico e Exibição

O Filme de estreia foi "Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi". "Eu, Robô" foi o primeiro filme exibido em High Definition na sessão, foi ao ar em 17 de Dezembro de 2007. É a única sessão a ganhar uma trilha sonora produzida pela Som Livre. O CD, lançado em 2005 contém canções internacionais de filmes como "Velozes e Furiosos", "Shrek", "American Pie" e "Carga Explosiva".

Três produções nacionais estrearam as temporadas de filmes: "Cidade de Deus" (2006), "Se eu Fosse Você 2" (2009) e "Tropa de Elite 2" (2013). Cinco filmes da Marvel Studios estrearam as temporadas de filmes: A Trilogia "Homem Aranha" (2005, 2008 e 2010), "Homem de Ferro" (2011) e "Os Vingadores" (2015).

Em 2014, foi anunciado que o filme "Os Mercenários 2" estrearia a temporada de filmes deste ano no dia 7 de Abril. Porém, em decorrência da morte do ator José Wilker, a Rede Globo decidiu exibir o filme "Giovanni Improtta" neste dia. Mesmo sendo um filme inédito, ficou decidido que "Os Mercenários 2" que foi exibido na semana seguinte continuaria sendo o filme de estreia da temporada A partir de 2016, essas "estreias de temporada" passaram a acontecer entre Janeiro e Fevereiro. Antes, costumava acontecer entre abril e maio.

O filme "Malévola" exibido em 2 de Janeiro de 2017 marcou 28,1 pontos em São Paulo. Registrando a maior audiência da faixa desde 2012. Em 27 de Agosto de 2018, para promover a reformulação do GloboPlay, foi exibido em formato de telefilme dois episódios da série internacional "The Good Doctor", disponível no streaming. O especial registrou a maior audiência da faixa em seis anos: 29,5 pontos. Ultrapassando a marca de "Malévola" e quase passando "Hancock", que registrou 30 pontos quando foi exibido em 2 de Janeiro de 2012.

Para promover a segunda temporada da série Sob Pressão, em 24 de Setembro de 2018, foi exibido um compacto da primeira temporada em formato de filme. A exibição alcançou 16 pontos, derrubando a audiência do horário. Em 7 de Outubro de 2019, exibiu os primeiros episódios da série "Manifest" em formato de filme para promover a produção disponível no catálogo do Globoplay. O ato se repetiu em 11 de Novembro do mesmo ano, com a exibição dos dois primeiros episódios de "New Amsterdam".

A partir de 21 de Outubro de 2019, ganhou naming rights e passou a ser exibido como Tela Quente Coca-Cola. A emissora faturou R$ 35 Milhões com esse patrocínio da marca de refrigerantes. O primeiro filme da sessão nesse esquema foi "Creed - Nascido para Lutar". O nome com patrocínio deixou de ser usado meses depois. [1]

Referências

  1. Patrocínio milionário faz Globo mudar nome da Tela Quente — NaTelinha