FANDOM

O Teleton é a maior e mais antiga maratona televisiva brasileira. Produzida pelo SBT e exibida pela mesma e por várias emissoras, entre elas a Cultura, além do YouTube. Exibida desde 1998, a maratona visa ajudar a Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD). Todo ano, a emissora cede cerca de 27 horas de sua programação para a maratona, que acontece entre outubro e novembro, sempre de sexta à sábado.

História

A AACD é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha há mais de seis décadas pelo bem-estar de pessoas com deficiência física. O gênero Telethon (Maratona Televisiva em inglés) surgiu nos Estados Unidos em 1966 idealizado por Jerry Lewis. Nele, artistas se juntam e se revezam no comando de um programa que dura horas no ar com o objetivo de arrecadar doações para alguma causa social, Hoje, o Telethon é realizando com sucesso em muitos países. Como o Chile e o México.

A história do Teleton no Brasil começa na década de 80, quando o então diretor geral da AACD, Clóvis Scripilliti, adquire os direitos do formato no Brasil. O primeiro Teleton foi ao ar em 16 de Maio de 1998 e exibido pelo SBT, a pedido da apresentadora e madrinha da AACD, Hebe Camargo à Silvio Santos.

A primeira edição contou com a participação de diversos artistas, cantores e personalidades de várias emissoras de TV no país. O projeto mostrou a sua força logo no primeiro ano e chegou a arrecadar quase o triplo que o Criança Esperança arrecadou na época.

Entre 1998 e 2002, era exibido das 22hs de Sexta às 0h de Domingo. Desde 2003, é exibido entre 22h30 de sexta à 0h de sábado. A maratona já foi interrompida duas vezes, a primeira em 2006 para a exibição do programa Bailando por um Sonho e a segunda em 2008, para a exibição da reprise de Pantanal.

Na edição de 1999, a maratona foi produzida nos estúdios da TV Cultura, e sendo transmitido pelo SBT, MTV Brasil e RedeTV!. Outras emissoras exibiram flashes e reportagens ao vivo.

Na edição de 2000, o Teleton foi gravado na casa de espetáculos Via Funchal. Já na Edição de 2003, pela primeira vez, o evento não atinge sua meta, já que nessa ano havia uma crise financeira no país. Porém, para alcançar a meta a campanha se estendeu por duas semanas e durante a exibição do programa "Hebe Especial Teleton", a meta foi finalmente alcançada.

Em 2007 é comemorado a 10ª Edição, e durante a maratona, foi exibido uma retrospectiva com momentos das edições anteriores. A Edição de 2008, contou com uma abertura inédita, diretamente do Auditório do Ibirapuera. Contando com a participação de vários artistas e com a apresentação de Hebe Camargo, Adriane Galisteu e Ellen Jabour. Na Edição de 2009, a apresentadora Eliana estreia como embaixadora do Teleton.

Durante a edição de 2010, Hebe Camargo e Celso Portiolli receberam a ligação surpresa do empresário Eike Batista, que doou 1,26 Milhão de Reais. Ao final da campanha, quando o grupo Itau realizou uma doação de mais de 7 Milhões de reais, Hebe Camargo, emocionada, se jogou no chão fingindo desmaio.

No ano de 2011, a edição foi marcada pela campanha feita pelo Twitter pedindo a presença de Hebe Camargo, que estava debilitada por conta do câncer. A apresentadora aparece às 22hs. A Edição de 2012, que comemoraria os 15 anos da campanha, foi a primeira edição sem Hebe, que faleceu um mês antes. Ela foi homenageada durante a maratona inteira.

A Edição de 2013 foi exibida entre 25 e 26 de Outubro, sendo transmitida pela primeira vez na TV por Assinatura, pelos canais Sony Spin e Fox Life. Neste mesmo ano, Eliana foi oficializada como a madrinha do evento. Na edição de 2014, exibida entre 7 e 8 de Outubro, a transmissão ganhou o reforço da Nickelodeon. Em 2017, para comemorar os 20 anos da maratona, estreia o Teleton+, um evento paralelo à cerimônia tradicional exibido nas redes sociais e que conta com diversos youtubers e influenciadores digitais.

Emissoras que Exibem

Desde o seu início, muitas emissoras já exibiram o Teleton, às vezes na íntegra, ou em partes. Entre elas: a RedeTV!, MTV Brasil, Rede Brasil e a TV Cultura. A edição de 2014 foi a que teve o maior número de emissoras exibindo o evento. Além do SBTe TV Cultura, tiveram os canais pagos Fox Life, Sony Spin e Nickelodeon.

Curiosidades

  • Em 2012 o Itausa doou R$8.740.000, vindo das empresas Hipercard e Itaú Capitalização quebrando todos os recordes de doações vindo de empresas.
  • Em 2001, Silvio Santos deu um selinho em Gilberto Gil após se recusar a dar um selinho em Hebe. Em 2009, Adriane Galisteu e Luciana Gimenez também deram um selinho entre elas.
  • Desde 2011 o SBT transmite ao vivo o Teleton online para todo o planeta.
  • Em 2012, Adriane Galisteu usou o mesmo vestido que Hebe Camargo usou no ano de 2011, em homenagem a madrinha do evento.
  • Em 2012, Claudia Leitte e o cantor Daniel, que são figuras carimbadas da maratona, não foram liberados pela Globo.
  • Em 2012, a Rede Transamérica de rádio transmitiu na íntegra para todas as suas emissoras e afiliadas, sendo que esta foi a 1ª vez que uma rádio transmite o Teleton.

Edições

Links