FANDOM

A Edição 2017 do Teleton comemorou os 20 anos de existência da maratona. Exibido nos dias 27 e 28 de Outubro de 2017 pelo SBT. Arrecadando mais de R$30 Milhões.

A Maratona

Esta edição foi especial pois comemorou os 20 anos de existência do evento. A maratona trouxe os melhores momentos da história desde a primeira edição, em 1998. Também marcou o retorno de Eliana à televisão após sua segunda gravidez. A meta deste ano era de R$28 Milhões.

A maratona se iniciou com um VT da abertura da primeira edição, em 1998, com Silvio Santos. Em seguida, com a apresentação de Eliana, o programa teve uma performance de Claudia Leitte. Ana Vilela, Daniel e Padre Fábio de Melo cantaram "Trem-Bala", a música-tema desse ano.

Em seguida, o Teleton contou com a participação de Joseval Peixoto, Sophia Valverde, Rodrigo Faro, Sandy, Tiago Iorc, Paula Fernandes e Roberto Cabrini. [1]

Pela manhã, o evento teve as participações de Silvia Abravanel, Maísa Silva, Larissa Manoela, Marlei Cevada, João Guilherme o elenco das novelas Carinha de Anjo e As Aventuras de Poliana, e do programa Quintal da Cultura. No início de tarde, vieram ao palco Mamma Bruschetta, Leão Lobo, Dudu Camargo, Mara Maravilha, Décio Piccinini, Giovanni Braz, Camila e Wanessa Camargo,

A maratona seguiu com as participações de Anitta, Christina Rocha, Raul Gil, Carlos Bertolazzi, Chris Flores, Carlos Alberto de Nóbrega, Tiago Abravanel, Tom Calvalcante, Ceará, a Miss Brasil 2016 Raíssa Costa, Ratinho (e o elenco de seu programa), o ex-jogador Zico e o elenco do Encrenca. Além disso, Fernanda Souza e o elenco da primeira versão de Chiquititas (1997) se reencontraram no palco e dançaram a música de abertura da novela junto com as atrizes da segunda versão da novela (de 2013) que estavam no Teleton+.[2][3]

No início da noite vieram Celso Portiolli, Gugu Liberato, Eliana, Patrícia Abravanel, Ticiane Pinheiro, Marcos Mion, Lívia Andrade, Helen Ganzarolli, Thiago Barnabé, Felipe Araújo, Aline Barros e Hugo Gloss. Em seguida, foi exibido um Roda a Roda especial com Ratinho, Luciana Gimenez e Rodrigo Faro. Após o game, Silvio Santos passou a apresentar sozinho o final da maratona. Aline Barros retornou ao palco, e em seguida Silvio apresentou alguns artistas que já se apresentaram no programa Silvio Santos.

Após a vinda da "Tropa de Cheque", o Teleton se encerrou por volta da 0h após um cheque de mais de R$3 Milhões doado pela Hypercard, atingindo a meta.

Teleton+

Esta edição marcou a estreia do Teleton +, um evento paralelo que ocorreu durante a maratona principal. Idealizado pela Endemol, foi transmitido exclusivamente pelas redes sociais como o Twitter, Facebook, YouTube e Instagram, além do site do SBT. Comandado por Celso Portiolli, padrinho digital do evento, e Maísa Silva, uma das embaixadoras do Teleton +, junto com vários influenciadores digitais e embaixadores. Foram eles: Flavia Calina, Mari Torquato (Vai uma Mãozinha aí?), Maíra Medeiros (Nunca te pedi Nada), Iberê e Mari (Manual do Mundo), Felipe Castanhari (Nostalgia), Nátali Nery (Afros e Afins), Nah Cardoso, Jéssica Tauane (Canal das Bee), Larissa Manoela e Jackson Follmann (ex-jogador da Chapecoense). [4]

Esta segunda maratona ocorreu durante a maratona principal em um outro estúdio. O Teleton + recebeu youtubers, famosos que participaram do Teleton principal, e outros famosos. Nomes como Gretchen e Mirella Santos fizeram parte dessa maratona.

Notas da Edição

  • Após a exibição do Teleton, o SBT exibiu um especial de uma hora com o primeiro episódio da primeira temporada da série Stranger Things. O Neflix havia comprado esse horário na emissora para divulgar a série que recentemente estreou sua terceira temporada. A maratona fez uma ampla divulgação desse especial.
  • Patrícia Abravanel levou um tombo no palco após Hugo Gloss pisar na barra da sua calça. A apresentadora que estava grávida, conseguiu se segurar, evitando um acidente maior.
  • Dudu Camargo entrou nos assuntos mais comentados do Twitter durante sua participação. A grande maioria de mensagens era de rejeição ao apresentador.
  • Houve uma campanha nas redes sociais para que Neymar doasse para o evento. Porém, o jogador não fez a doação.
  • Chris Flores se jogou no chão, no palco, após a doação de um cheque. Além disso, no Teleton+, ela prometeu aparecer vestida de "Grávida de Taubaté" na Avenida Paulista caso a meta fosse atingida. [5]
  • Edu Camargo e Fih Oliveira do canal Diva Depressão foram uns dos que ficaram mais tempo no ar no Teleton+.
  • Foi a edição cujo encerramento foi o mais cedo, por volta da 0h. Isso foi uma ordem de Silvio Santos que já havia falado sobre durante a edição passada, quando o programa atravessava a madrugada.
  • A edição liderou na audiência durante as últimas horas.
  • Gazeta e Band não liberaram seus contratados para participar. Essas emissoras ainda não aceitaram as saídas de alguns de seus artistas para o SBT (Mamma Bruschetta e Leão Lobo da Gazeta, e Danilo Gentili da Band).

Referências

  1. SBT unirá apresentador da Record e Eliana na abertura do Teleton 2017 - TV Foco
  2. Gugu vai voltar ao SBT no Teleton - Flávio Ricco (UOL)
  3. Confira alguns dos artistas confirmados no “Teleton 2017” - Registro POP
  4. Conheça os 11 embaixadores do Teleton+ - SBT na Web
  5. Ousada! Chris Flores promete se vestir de Grávida de Taubaté - SBT