FANDOM

Top 10 MTV foi um programa de parada musical, exibido pela MTV Brasil em 2008 e entre 2010 e 2013.

História

Em 2008, após a música ter sido eliminada da programação no ano anterior, a MTV Brasil decidiu fazer um novo programa de parada. O Top 10, tinha uma proposta similar ao do Disk MTV, porém, sua votação era feita pela internet, e o programa era exibido todos os sábados as 19:00, e teve a apresentação da atriz Sophia Reis, que recém havia feito o filme "Meu Tio Matou um Cara". Esta primeira fase ficou no ar entre 8 de março até o dia 20 de dezembro. No ano seguinte houve um hiato da parada, que foi substituida pelo MTV Lab Disk, que era um top 15 sem VJ, somente algumas informações durante os clipes. Em 2010 o Top 10 retorna, com uma nova apresentadora Vanessa Hadi, agora diário, sendo que no verão foi das 17:00 as 18:00 e depois até agosto das 18:00 as 19:00. Neste mês sua duração foi diminuída para 45 minutos, devido ao Horário Eleitoral Gratuito. Nos anos seguintes houveram algumas trocas de apresentadores e horários, e também paradas temáticas às sextas feiras, até que 1° de agosto de 2013, foi cancelado em definitivo, dando espaço para outros programas que permaneceram até o fim do canal em 30 de setembro.

Apresentadores

  • Sophia Reis (2008)
  • Vanessa Hadi (2010)
  • Monique Olsen (2011)
  • Ellen Jabour (2011)
  • Didi Effe (2011 - 2013)
  • Pathy de Jesus (2013)

Curiosidades

  • Foi um programa bastante instável na grade, uma vez que mudou de horário e duração algumas vezes entre 2010 e 2013, além do rodízio de apresentadores, ao contrário do Disk que manteve suas apresentadoras por anos, sendo substituídas somente em suas férias ou em viagens, o Top 10 teve que lidar com apresentadores saindo para outras emissoras.
  • Em alguns meses o programa tinha apenas 45 minutos, então as últimas colocações eram exibidas apenas trechos dos clipes. Na última fase, era apenas uma playlist com os clipes, já que Pathy apresentava o Acesso também, e lá passava as informações sobre cantores e celebridades. Quando o Acesso foi cancelado, ela voltou pro Top 10 até o final em agosto
  • Suas últimas temporadas eram exibidas em HD, onde disponível
  • O primeiro lugar da parada do retorno em 2008 foi Britney Spears com "Piece of Me" e o último foi Paramore com "Decode" trilha sonora do filme Crepúsculo
  • Já em seu retorno em 2010 o primeiro lugar foi novamente de Britney Spears, só que com o clipe de "3"
  • O último segundo lugar da história da parada foi o clipe do Emicida "Crisantemo",
  • O Twitter do programa ainda está no ar, apesar de inativo