FANDOM

Topa ou Não Topa é um game show do SBT produzido pela Endemol. Baseado no formato original Deal or No Deal, estreou no Brasil originalmente em 6 de Agosto de 2006. Atualmente é apresentado por Patrícia Abravanel.

O Game

No palco do programa há 26 maletas, há 26 maletas, cada uma com um valor em dinheiro escondido. Esses valores podem de R$1 à R$1 Milhão. O participante precisa escolher uma das maletas cujo valor só será revelado no final do programa. Em seguida, ele passa a escolher as matetas restantes para eliminá-las e para que seus valores sejam revelados durante o jogo.

Cada vez que um determinado número de maletas é aberto, o Banqueiro (ou Banqueira), que é uma pessoa misteriosa, oferece uma certa quantia de dinheiro baseado no valor que o participante pode ganhar. Se o participante aceitar alguma das ofertas, o jogo termina e ele ganha o valor oferecido. Se rejeitar todas as ofertas, ele ganha o valor contido na maleta escolhida inicialmente.

O programa tem dezenas de versões em diferentes países em todo o mundo, sendo sucesso em vários deles.

Histórico de Produção

Antes do programa estrear no Brasil, o SBT produziu em 2004 o game Eu Compro o Seu Televisor, apresentado por Silvio Santos, de proposta semelhante. Porém, ao invés de maletas, o programa contava com televisores com nomes de artistas, com valores que iam de um real a um milhão de reais. Além de mesclar com um jogo de conhecimentos gerais. Porém, a Endemol entrou com uma liminar contra a emissora, que acabou sendo revogada. O programa acabou não durando muito tempo no ar.

Em 2006, o SBT resolveu comprar os direitos do formato e o Topa ou Não Topa estreou em 6 de Agosto do mesmo ano, apresentado por Silvio Santos. Inicialmente noturno, passou a ser exibido nas tardes de domingo posteriormente, saindo do ar em 2007. A emissora retornou com o game em 25 de Agosto de 2010, desta vez apresentado por Roberto Justus e exibido nas noites de quarta-feira. Sendo exibido pela última vez em 26 de Maio de 2011, após o apresentador deixar o canal.

Em 2019, o SBT trouxe de volta o programa, que passou a ser apresentado por Patrícia Abravanel. As primeiras notícias de que ela apresentaria o game foram publicadas anos antes, mas por conta das gravidezes da apresentadora, o projeto teve que ser adiado. A atração reestreou em 17 de Agosto e passou a ir ao ar nas tardes de sábado, após o Programa da Maísa. Uma das novidades da nova fase é a presença de uma Banqueira.

Os valores que estão nas maletas em cada episódio são um grande mistério do qual ninguém, nem mesmo a produção, sabe. Os contrarregras colocam os valores nas malas sem saber os números delas (pois estão tampados), depois elas são embaralhadas e colocadas em um gaveteiro até chegar às mãos das modelos que as levam ao estúdio.