FANDOM

A 55ª Edição do Troféu Imprensa será gravada em 28 de Fevereiro de 2018, com exibição em 4 de Março no SBT.

Indicados e Vencedores

Melhor Cantora

Melhor Programa Infantil

Melhor Programa de Auditório

Melhor Programa Humorístico

Melhor Novela

Melhor Programa de Entrevistas

Melhor Ator

Melhor Programa Jornalistico

Melhor Dupla Sertaneja

  • Bruno & Marrone
  • Maiara & Maraísa
  • Simone & Simária

Melhor Apresentador ou Animador

Melhor Telejornal

Melhor Atriz

Melhor Programa de TV

Melhor Apresentadora ou Animadora

Melhor Cantor

  • Gusttavo Lima
  • Luan Santana
  • Wesley Safadão

Troféu Internet

Ranking por Emissora

  • 1º: SBT (7 Vitórias e 13 Indicações)
  • 2º: Globo (4 Vitórias e 11 Indicações)
  • 3º: Multishow (1 Vitória e Indicação)
  • 4º: RecordTV (5 Indicações)
  • 5º: Band (1 Indicação)

Receberam o Troféu

Produção

Foi a primeira vez em 32 anos que a premiação é exibida em março, mais cedo que de costume. A última vez que isso aconteceu foi em 1986. A razão foi uma ordem do próprio Silvio Santos que resolveu aproveitar o adiamento de suas férias nos EUA para acompanhar os nascimentos de seus netos.

Partiu de Silvio também o convite para que Léo Dias do Fofocalizando fizesse parte do time de jurados da edição.

Trivialidades

  • O SBT foi a emissora mais premiada da noite. Igualando o Recorde de 2013, que foi o ano que o canal mais foi premiado até então.
  • Pela primeira vez na história, a categoria "Revelação do Ano" não foi votada. Desde que estreou na premiação em 1983, essa categoria sempre havia marcado presença. Nas redes sociais, a falta foi comentada. Sendo que nessa categoria, no Troféu Internet, haviam indicados como Carol Duarte e Pabllo Vittar.
  • Por outro lado, a edição foi marcada também pelo retorno da categoria "Melhor Programa de TV". A última vez que essa categoria foi votada foi em 2005, elegendo o Pânico na TV.
  • O vencedor da categoria "Programa de TV", o Lady Night, se torna o segundo programa da TV paga à ser indicado e à ganhar uma estatueta no Troféu Imprensa. O primeiro e único até então era o Marília Gabriela Entrevista no GNT. Além disso, foi a primeira vez que um programa da TV Paga ganhou o Troféu Internet. E também fazendo a estreia do Multishow na premiação.
  • As categorias "Programa de Entrevistas", "Programa Jornalistico" e "Jornal de TV" tiveram um indicado da Globo, um do SBT e um da RecordTV.
  • Além disso, as categorias "Programa Humorístico" e "Programa de TV" também contaram com um indicado de um canal diferente cada.
  • As categorias "Apresentadora ou Animadora", "Apresentador ou Animador" e "Programa Infantil" foram as únicas em que a Globo não teve indicações.
  • Após a quarta estatueta de "Melhor Apresentadora", Patrícia Abravanel se torna a segunda apresentadora mais premiada da história. Perdendo apenas para Hebe Camargo que ganhou 25 estatuetas. No evento, a apresentadora fez sua primeira aparição na TV após o nascimento de sua filha Jane.
  • Após a sétima estatueta de "Melhor Programa Infantil", o Bom Dia e Companhia se torna o mais premiado da história junto com o Xou da Xuxa que detém o mesmo número de vitórias.
  • Após a quinta estatueta de "Melhor Programa Jornalistico", o Conexão Repórter se torna o mais premiado da história. Ultrapassando o Globo Repórter, que ganhou quatro estatuetas nessa categoria.
  • O The Noite com Danilo Gentili ganha pela primeira vez o Troféu Imprensa de "Melhor Programa de Entrevistas" após três indicações sem ganhar. Apesar disso, o programa sempre ganhou o Troféu Internet nessa categoria. Mas ironicamente, no ano que venceu o prêmio dos jurados, acabou perdendo o prêmio da internet para o Programa do Porchat.
  • O Programa do Porchat deu à RecordTV a primeira vitória no Troféu Internet por um programa. Antes disso, a emissora ganhou o prêmio dos internautas duas vezes como "Melhor Novela" (Rebelde e Os Dez Mandamentos), e quatro vezes como "Revelação do Ano", "Melhor Ator" e "Melhor Atriz" (Bruno Ferrari, Chay Suede e Mel Franckowiak).
  • A Força do Querer foi a única novela à ser indicada como "Melhor Novela", tendo indicados nas categorias de Ator e Atriz. Já O Outro Lado do Paraíso e Novo Mundo foram as únicas a ganharem indicações nas categorias de Ator e Atriz sem serem indicadas como "Melhor Novela".
  • Os portais de notícias anunciaram que a Globo havia liberado Cléo Pires para comparecer à premiação. Porém, ela não compareceu. A atriz nunca havia ganhado Troféu Imprensa até então.
  • Antes do evento, a atriz Marina Ruy Barbosa começou uma campanha pelas redes sociais pedindo que a Globo a liberasse para receber os prêmios que ganhou (Troféu Internet de "Melhor Atriz" de 2014 e Troféu Imprensa de "Melhor Atriz" de 2016). A emissora vetou, alegando que ela não podia aparecer em outra emissora aparecendo em uma novela no ar (no caso, Deus Salve o Rei)