Wiki TVPédia Brasil
Advertisement

Um Lugar ao Sol é a próxima novela das 21h da Globo. Escrita por Lícia Manzo, com colaboração de Carla Madeira, Cecília Giannetti, Leonardo Moreira e Marta Góes, direção geral de André Câmara e Maurício Farias e direção artística de Maurício Farias. Com estreia em 8 de novembro de 2021. Sucedendo a reprise especial de Império, que por sua vez sucedeu a segunda parte de Amor de Mãe, e sendo sucedida por Pantanal.

Com Cauã Reymond, Andreia Horta, Alinne Moraes, Marco Ricca, Andréa Beltrão, Pathy Dejesus, Natália Lage, Renata Gaspar e Marieta Severo nos papéis principais.

Enredo

O caminho dos gêmeos Christian e Christofer (Cauã Reymond) se cruzam anos após crescerem separados e trilharem caminhos distintos. Quando nasceram, em Goiânia, a mãe deles morreu no parto. Fazendo com que o pai Ernani (Márcio Vito), por viver uma situação precária, decida abrir mão dos filhos.

Christofer foi entregue para um casal rico do Rio de Janeiro, passando a se chamar Renato. Enquanto Christian foi levado para um abrigo. Os gêmeos viveram realidades opostas, sem saber da existência um do outro. Até que, ao completarem dezoito anos de idade, descobriram que foram separados.

A descoberta de Renato ocorreu após a morte de seu pai adotivo, que acreditava ser seu pai biológico. Ele confronta a mãe adotiva Elenice (Ana Beatriz Nogueira), que mente dizendo que o irmão e o pai biológico deles estavam mortos. Já Christian, descobre sua origem ao deixar o abrigo.

Sozinho, e sem condições para realizar seus sonhos, Christian parte para o Rio de Janeiro, na esperança de encontrar seu irmão, que pode lhe oferecer um futuro melhor. Entretanto, Renato decide partir em definitivo para Europa, magoado pelas mentiras que descobriu.

Dez anos se passam. Christian trabalha como ambulante na porta do Estádio do Engenhão, em dias de jogos do Botafogo. Ainda com esperança de encontrar o irmão, cuja única pista que tem é uma foto dele com a camisa do time. Os planos mudam quando o jovem humilde conhece a batalhadora Lara (Andreia Horta), que veio de Minas Gerais para estudar Gastronomia.

A paixão por Lara faz com que Christian volte a sonhar com uma vida melhor, dentro do possível, ao lado dela. Planejando se casar com a moça, e abrir um pequeno negócio juntos. E com isso, desiste da busca por seu irmão.

Até que Ravi (Juan Paiva), seu irmão de coração, criado junto com ele no abrigo, é preso injustamente. Para conseguir o dinheiro da fiança, Christian se envolve em um trabalho temporário com o tráfico, mas acaba se endividando ainda mais, além de ser ameaçado de morte. Sem saída, ele e Lara vendem tudo o que tem para tirar Ravi da prisão e fugirem para Minas Gerais.

Porém, na noite da fuga, Christian encontra por acaso Renato, que tinha acabado de voltar ao Brasil e namora Bárbara (Alinne Moraes). Após saber da dívida, Renato sobe o morro no lugar de Christian, e acaba sendo confundido com ele pelos traficantes, que o matam. Após isso, Christian assume a identidade, a personalidade e a vida de Renato, decidido a deixar o passado difícil para trás.

Christian precisa lidar com as consequências de suas escolhas. Tendo apenas Ravi como confidente, ele vê Lara enterrando o corpo do verdadeiro Renato, que supostamente seria seu.

Elenco

Intérprete Personagem
Cauã Reymond Christian
Christofer / Renato
Andreia Horta Lara
Alinne Moraes Bárbara
Marieta Severo Noca
Andréa Beltrão Rebeca
Ana Beatriz Nogueira Elenice
José de Abreu Santiago
Juan Paiva Ravi
Gabriel Leone Felipe
Regina Braga Ana Virgínia
Denise Fraga Júlia
Marco Ricca Breno
Mariana Lima Ilana
Natália Lage Dra. Gabriela
Danton Mello Matheus
Fernanda de Freitas Erica
Renata Gaspar Stephanie
Danilo Grangheia Roney
Cláudia Missura Lucília
Daniel Dantas Túlio
Otávio Müller Paco
Claudia Mauro Helena
Débora Duarte Eva
Fernando Eiras Teodoro
Pathy Dejesus Ruth
Juliana Schalch Hanna
Ana Baird Nicole
Ju Colombo Dalva
Lara Tremouroux Joy
Fernanda Nobre Maria Fernanda
Antônio Pitanga Gesiel
Stella Freitas Geize
Luiz Serra Domísio
Samanta Quadrado Mel
Fernanda Marques Cecília
Maithê Rodrigues Yasmin
Georgina Castro Thaiane
Indira Nascimento Janine
Tatiana Tiburcio Esther
Diogo Monteiro Rodrigo
Kelly Morales Thais
Miguel Schmid Luan
Maju Lima Marie
Yara de Novaes Inácia
Bruna Martins Bela
Samantha Jones Adel
Isio Ghelman Alípio

Participações especiais

Intérprete Personagem
Reginaldo Faria Aníbal
Genézio de Barros José Renato
GERY Ernani (Jovem)
Eduardo Moscovis Edgar
Tonico Pereira Romero
Betty Gofman Antônia
Lorena Comparato Elenice (jovem)
Márcio Vito Ernani
Rafael Primot José Renato (jovem)
Rui Resende Napoleão
Inez Viana Avany
Thelmo Fernandes Jerônimo
Leandro Ferraz Garçom
Juan Aguiar Damón
Patrícia Selonk Gorete
Mayara Theresa Leila
Pável Reymond Josias
Ângela Figueiredo Mercedes
Roberto Alencar Valdir

Produção

Novela que marca a estreia de Lícia Manzo na faixa nobre da Globo, foi a primeira do horário a estrear durante a pandemia de COVID-19. Tendo o título provisório de Em Seu Lugar, ganhou o nome oficial em janeiro de 2020. À princípio, sucederia diretamente Amor de Mãe, estreando em maio de 2020.

As primeiras cenas foram gravadas em fevereiro de 2020, em Praga, na República Tcheca. Também foram captadas imagens em pontos de Goiânia. No entanto, os desdobramentos da pandemia do Coronavírus fez a emissora atrasar todos os planos para a sua dramaturgia, interrompendo a gravação e exibição de novelas inéditas, e recorrendo a reprises em substituição a elas.

As gravações foram retomadas no segundo semestre de 2020. Porém, mantendo rígidos protocolos de saúde, que ocasionaram em mudanças no roteiro e na direção de cenas. Com o retorno da exibição de Amor de Mãe em 2021, a trama de Lícia Manzo estrearia em abril. Porém, como a novela, na época, ainda não tinha uma grande frente de gravações, a Globo decidiu atrasar o lançamento mais uma vez. Colocando no lugar uma reprise de Império.

Em setembro de 2021, as gravações foram concluídas. De modo que a novela foi a primeira da faixa horária, na história, a estrear completamente gravada. Outra alteração feita por conta da crise sanitária, foi a redução no número de capítulos. Cerca de 107, uma quantidade menor que a de novelas anteriores. A justificativa da emissora, foi de que isso seria um "teste" para a criação de folhetins com menor duração.

Em 8 de outubro de 2021, a Globo veiculou uma chamada anunciando a volta de novelas inéditas nas faixas das 19h e 21h, com Um Lugar ao Sol e Quanto Mais Vida, Melhor!. O primeiro teaser da novela foi ao ar no dia 12 do mesmo mês. Uma semana antes da novela, a emissora divulgou a trama nos telões das estações de metrô de São Paulo.

As cenas em que os gêmeos contracenam juntos contaram com Pável Reymond como dublê, irmão de Cauã Reymond, e que também fez uma participação como ator. Originalmente. Reginaldo Faria interpretaria Santiago, mas foi substituído por José de Abreu por fazer parte do grupo de risco de infecção pela COVID-19. Tempos depois, com a vacinação acontecendo, Faria retornou à produção, recebendo um novo personagem.

Gravado no MG4 dos Estúdios Globo, onde foram montados nove cenários fixos, cerca de trezentos ambientes, além de uma cidade cenográfica com 5.300 m² que reproduz o bairro Méier, no Rio de Janeiro. Para manter o suspense do último capítulo, foram gravados desfechos diferentes para o protagonista.

A trama marca o retorno de atrizes que estavam afastadas das novelas durante anos: Andrea Beltrão e Natália Lage. A trama também é a primeira de Denise Fraga com uma personagem fixa desde 1995. Além de ser o último trabalho de José de Abreu como ator, que decidiu deixar a Globo para seguir carreira política.

Advertisement