FANDOM

Vladimir Brichta é um ator.

Trajetória

Paulo Vladimir Brichta nasceu em 22 de Março de 1976. O nome Vladimir foi uma homenagem do pai ao jornalista Vladimir Herzog. Nasceu em Diamantina, Minas Gerais. Mas cresceu e foi criado em Salvador desde os quatro anos de idade, após passar uma temporada na Alemanha, e se considera um Baiano legítimo.

Interessou-se pela atuação desde muito pequeno, quando assistia as encenações feitas pela escola alemã onde estudava. Aos 6 anos, em Salvador, começou a fazer parte do grupo de teatro amador, da escola experimental Hilda Figueiredo. Na adolescência, participou do curso livre de teatro da Universidade Federal da Bahia. E posteriormente, cursou Artes Cênicas da UFBA.

Sua estreia na televisão ocorreu em 2001, ao interpretar Ezequiel na novela Porto dos Milagres. No ano seguinte, destacou-se em Coração de Estudante, onde viveu Nélio. Em 2003, interpretou Enrico em Kubanacan e atuou na série Sexo Frágil. Em 2004, integrou o elenco de Começar de Novo, e em 2005, atuou em Belíssima.

Protagonizou as séries Faça Sua História, em 2008, e Separação?!, em 2010. Em 2011, atuou em dois episódios de Amor em 4 Atos. Entre 2011 e 2015, viveu Armane na série Tapas & Beijos, um dos principais personagens. Em 2016, integrou o elenco da minissérie Justiça.

Retornou às novelas em 2016, ganhando também seu primeiro protagonista em um folhetim, interpretando Gui Santiago em Rock Story. Em 2017, protagonizou a série Cidade Proibida. No ano seguinte, viveu o vilão Remy na novela Segundo Sol. Entre 2019 e 2020, integrou o elenco de Amor de Mãe.

No cinema, seu trabalho de maior destaque foi no filme "Bingo: O Rei das Manhãs" de 2017. Casou-se em 1995 com a cantora Gena Karla Ribeiro, que faleceu em 1999. O casal teve uma filha: Agnes, nascida em 1997. Entre 2000 e 2003, foi casado com a atriz Ana Paula Bouzas. Desde 2006, é casado com a atriz Adriana Esteves, com quem tem um filho: Vicente, nascido em 2006.

Trabalhos na TV

Ano Título Papel Notas
2001 Porto dos Milagres Ezequiel
2002 Coração de Estudante Nélio Garcia
2003 Sexo Frágil Valentina / Paulão
Kubanacan Enrico Puentes
2004 A Diarista Ele mesmo Ep: "Sua Excelência, O Ócio"
Começar de Novo Pedro Borges Karamazov
2005 A História de Rosa Miguel Tónacio Especial
Belíssima Narciso Solomos Güney
2007 Sob Nova Direção Gustavo Ep: "Um Solteirão e Um Bebê"
2008 Faça Sua História Oswaldir
2010 Separação?! Agnaldo
2011 Amor em 4 Atos Aryclenes dos Santos Eps: "Folhetim" e "Vitrines"
2011–2015 Tapas & Beijos Armane Vilar
2014 Tá no Ar: a TV na TV Ele mesmo Em 24/04
2016 Mister Brau Joaquim Ferreira (Formiga) Episódio: "10 de maio"
Justiça Celso
Rock Story Guilherme Santiago (Gui)
2017 Tá no Ar: a TV na TV Voz do Chewbacca Em 07/02
Cidade Proibida Zózimo Barbosa
2018 Segundo Sol Remy Yunes Falcão
2019 Amor de Mãe Davi Moretti