FANDOM

Xuxa Meneghel (ou simplesmente Xuxa) é uma apresentadora, cantora, atriz, modelo e empresária. Considerada a "Rainha dos Baixinhos" por seus trabalhos em programas infantis no Brasil e exterior.

Trajetória

Maria da Graça Meneghel nasceu em 27 de março de 1963, em Santa Rosa, no interior do estado do Rio Grande do Sul, filha de Alda Meneghel (1937-2018). Seu nome foi uma homenagem de seu pai, Luis Floriano Meneghel (1937-2017) à Nossa Senhora da Graça, ao saber que o bebê e a mãe corriam risco de vida durante o parto, fazendo uma promessa para que tudo terminasse bem.

Descendente de italianos, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro aos sete anos de idade, vivendo no bairro de Bento Ribeiro. Começou como modelo ainda adolescente estampando capas de diversas revistas. Anos depois, quando namorava o ex-jogador Pelé, ganhou visibilidade na mídia e se tornando uma das figuras mais requisitadas pela publicidade, além de ter sido contratada pela agência de modelos Ford Models, nos Estados Unidos.

Seu início como apresentadora aconteceu aos 20 anos de idade, quando estreou no comando do Clube da Criança, convidada pelo diretor Maurício Sherman, na recém-inaugurada Manchete. Inicialmente conciliando o trabalho de apresentadora infantil com o de modelo, ela deu preferência à carreira de apresentadora.

Na segunda metade da década de 90, foi convidada pelo diretor Mario Lúcio Vaz para trabalhar na Globo, surgindo em 1986 o Xou da Xuxa. No comando deste programa no qual ela abria saindo de uma nave espacial cenográfica, Xuxa tornou-se um enorme sucesso televisivo, marcou uma geração e se consolidou como a principal apresentadora infantil do Brasil, passando a ser considerada a "Rainha dos Baixinhos".

Junto a isso, também fez muito sucesso como cantora. Com seus LPs e turnês de shows. Lançando músicas voltadas às crianças, seus discos venderam milhões de cópias. Muitos deles se estabeleceram como os discos mais vendidos do Brasil até hoje. Além de se tornar uma estrela do cinema nacional protagonizando alguns filmes, entre eles o "Lua de Cristal" que vendeu 5 milhões de ingressos. Em 1987, o jornal francês Libération denominou-a como uma das dez mulheres de maior destaque no planeta na época. Também nesta época, namorou o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna (1960-1994).

Em paralelo ao Xou da Xuxa, ela também comandou o Bobeou Dançou e o Paradão da Xuxa. Após o fim de seu principal programa infantil no Brasil em 1992, Xuxa passou a se dedicar à sua carreira internacional. Apresentou programas nos Estados Unidos ("Xuxa" em 1993), Argentina ("El Show de Xuxa" em 1991) e Espanha ("Xuxa Park" em 1992), onde ela era vista por milhões de telespectadores pelo mundo. Além de também lançar músicas em espanhol e inglês.

Voltou a apresentar programas no Brasil a partir de 1993 com o programa Xuxa na Globo, mais voltado para toda a família, e que durou cinco meses no ar. Voltou a apresentar programas infantis em 1994 com o Xuxa Park. Em 1995, estreou no comando do Xuxa Hits (que saiu em 1996), e em 1997 no Planeta Xuxa (que saiu do ar em 2002). Ambos voltados para o público adolescente. Neste período, ela continuou lançando discos de sucesso.

Em 28 de julho de 1998 nasceu Sasha Meneghel Szafir, filha única de Xuxa, que a artista teve com o ator Luciano Szafir. O seu nascimento foi um grande acontecimento, que chegou a ganhar uma reportagem de dez minutos no Jornal Nacional.

Em 2001, lançou o projeto "Xuxa Só Para Baixinhos", idealizado por ela e voltado para crianças menores. Em 2002, estreou o programa Xuxa no Mundo da Imaginação, que também era voltado para crianças pequenas. Era o retorno da apresentadora um ano após o fim brusco e trágico do Xuxa Park. Em 2002, ganhou um Grammy Latino pelo álbum "Xuxa Só Para Baixinhos 2", e também em 2003 na mesma categoria pelo "XSPB 3" (ela recebeu seis indicações ao prêmio por conta do projeto). Neste período, também inaugurou o parque de diversões O Mundo da Xuxa e também protagonizou filmes de sucesso no cinema.

Em 2005 estreou no TV Xuxa. Que, inicialmente infantil, foi reformulado em 2008 tornando-se um programa de auditório para um público mais abrangente. Em paralelo, comandou o game show Conexão Xuxa em 2007. Em 2011, lançou Mundo da Xuxa na Globo Internacional.

Em 2015, Xuxa deixou a Globo após quase 30 anos no canal. Assinou contrato com a Record no dia 3 de Março do mesmo ano, em um grande evento com jornalistas e fãs neste dia. Ela estreou na nova emissora em agosto no comando do Xuxa Meneghel. A partir de 2017, passou a apresentar o talent show Dancing Brasil. E em 2019, passou a apresentar o também talent show The Four Brasil.

Além de apresentadora e cantora, Xuxa também é filantropia e empresária. Ela cuida da Fundação Xuxa Meneghel, que lançada em 1989, ajuda no desenvolvimento social de crianças carentes. É dona da Xuxa Produções, pessoa jurídica da artista e empresa que cuida e detêm os direitos comerciais de sua marca no Brasil e no mundo. Também é proprietária da Espaço Laser, uma rede de clinicas de depilação à laser, e da Casa X, uma rede de buffet infantil e casa de festas.

Atualmente namora o cantor, ator e apresentador Junno Andrade. Com quem tem um relacionamento desde 2013.

Trabalhos na TV

Incluindo também participações e trabalhos na internet e streaming.

Ano Título Personagem / Cargo
1981 Os Trapalhões Figurante
1982 Elas por Elas Ieda (em sonho)
1983 - 1985 Clube da Criança Apresentadora
1985 Xuxa e seus Amigos Ela Mesma
1986 - 1992 Xou da Xuxa Apresentadora
1988 Grupo Escolacho Lindona
1989 Bobeou, Dançou Apresentadora
1990 - 1998 Xuxa Especial Ela Mesma
1991 Xuper Star Vários personagens
1991 - 1993 El Show de Xuxa (Argentina) Apresentadora
1992 - 1993 Xuxa Park (Espanha)
1992 Paradão da Xuxa
1993 Xuxa
Xuxa (EUA)
1994 Sonho Meu Ela Mesma
1994 - 2001 Xuxa Park Apresentadora
1995 Xuxa Hits
1996 Xuxa 10 Anos
1997 - 2002 Planeta Xuxa
1998 Xuxa 12 Anos com Você
1999 Torre de Babel Ela Mesma
Pecado Capital
2000 TV Ano 50 Participação
2002 - 2004 Xuxa no Mundo da Imaginação Apresentadora
2003 Siga Aquela Estrela Ela Mesma
2004 - 2010 Xuxa Especial de Natal
2005 - 2014 TV Xuxa Apresentadora
2006 Sob Nova Direção Ela Mesma
Xuxa 20 Anos Apresentadora
2007 - 2008 Conexão Xuxa
2008 Xuxa e as Noviças Irmã Maria da Graça
2009 Natal de Luz da Xuxa Maria / Natália
2011 Ti Ti Ti Ela Mesma
2011 - 2014 Mundo da Xuxa Apresentadora
2012 As Brasileiras Rita
Cheias de Charme Ela Mesma
2013 Guerra dos Sexos Teresinha Romano
2015 - 2016 Xuxa Meneghel Apresentadora
2015 Os Dez Mandamentos Hebreia
2016 Porta dos Fundos Ela Mesma
Canal X Apresentadora
2017 - Atual Dancing Brasil
2018 Dancing Brasil Junior
2019 - Atual The Four Brasil
2019 - Atual Geração Xuxa