FANDOM

Xuxa no Mundo da Imaginação foi um programa infantil matinal da Globo apresentado por Xuxa Meneghel. Foi exibido entre 28 de Outubro de 2002 e 31 de Dezembro de 2004.

O Programa

Exibido de segunda a sexta, mesclava diversos quadros quadros, clipes musicais, desenhos animados, narração de histórias infantis, games e brincadeiras tradicionais. Tudo em um tom lúdico e didático, voltado para um público de zero a dez anos.

Ao contrário de outros programas apresentados por Xuxa, este não tinha plateia. Era apresentado em cenários lúdicos e coloridos que podiam misturar elementos reais com efeitos especiais. Com a intenção de mostrar um mundo idealizado pelas crianças: com castelos, casinhas de doces, flores coloridas, montanhas e nuvens

O destaque do programa ficava para o quadro "Cantinho das Histórias", onde Xuxa contava e interpretava histórias infantis com a ajuda de bonecos e atores convidados. Havia também o quadro "Cantigas", onde cantores famosos releituras de cantigas clássicas brasileiras. Outro destaque era a Bruxa Keka, interpretada por Xuxa, que era uma bruxa que procurava crianças malcriadas mas sempre se dava mal no final.

No início de cada programa, e entre os quadros, Xuxa aparecia sentada em um Globo Terrestre (produzido por computação gráfica), em um fundo azul repleto de nuvens brancas,

Tinha cerca de 40 minutos de duração e era dividido em 4 blocos. Contou com direção de Mário Meirelles, Pedro Vasconcelos e Peter Bretas, direção geral de Mário Meirelles, texto de Tonio Carvalho, Péricles Barros, Cláudio Lobato, Luciana Sandroni, Mariana Mesquita, Guto Lins e Alessandra Poggi, direção de produção de Alexandre Ishikawa, produzido pelo núcleo Roberto Talma.

História

Idealizado pela própria Xuxa Meneghel, o Xuxa no Mundo da Imaginação realizava o objetivo da apresentadora em voltar a apresentar um programa infantil um ano após o fim brusco e trágico do Xuxa Park. Xuxa deu fim ao Planeta Xuxa, programa dominical que apresentava e era voltado ao público jovem, após encerrar sua parceria com a diretora Marlene Mattos.

Xuxa se dedicou à criação do programa e contou com a ajuda de educadores e profissionais especializados. Inicialmente, optou-se por não exibir desenhos animados, tendo apenas quadros e números musicais próprios. A estreia aconteceu em 28 de Outubro de 2002. E para promover o novo infantil, antes do lançamento, Xuxa apareceu ao vivo no Mais Você diretamente da Fundação Xuxa Meneghel.

Inicialmente, o programa alcançava baixa audiência e sofria por conta das duras críticas feitas pela imprensa que o consideravam didático demais. Foi feito uma pesquisa de público que revelou que meninos entre quatro e oito anos de idade não se identificavam com a atração e a apresentadora. Por isso, sofreu uma reformulação em abril de 2003, sendo dirigido por Pedro Vasconcelos, Marcelo Zambelli e Mário Meirelles.

Com a reformulação, o programa passou a exibir desenhos animados. Dentre os novos quadros, estava o "Imaginação Radical" comandado pelo ator Cláudio Heinrich, e o "Jornal Mundo da Imaginação" apresentado pelos bonecos Xuxinha e Guto. No episódio que comemorava os 40 anos de Xuxa, Renato Aragão entregou à ela o Grammy Latino que ganhou pelo álbum Xuxa Só Para Baixinhos 2.

Em junho de 2003, Mário Meirelles saiu da direção geral e Blad Meneghel, irmão de Xuxa, assumiu seu lugar. Em agosto de 2004, passou por mais uma reformulação tendo o circo como tema. Ganhando palhaços, mágicos e malabaristas. Contudo, as reformulações não surtiram efeito na audiência e o programa saiu do ar no mesmo ano. O último Xuxa no Mundo da Imaginação foi ao ar em 31 de Dezembro de 2004, especial de ano novo. No ano seguinte, Xuxa estreou no comando de outro programa infantil, o TV Xuxa. Exibido na mesma faixa do anterior.

Em 2006, a Globo começou a comercializar em DVD as histórias exibidas no quadro "Era uma Vez". Com o sucesso do primeiro volume, o segundo foi lançado em 2014.

Quadros

  • Era Uma Vez...
  • Cantigas
  • Gym
  • Apresentacão
  • Bruxa Keka
  • Fabrincando
  • Enciclopédia
  • Bla,Bla,Blá...
  • Clip x
  • Apresentacão
  • Cantigas
  • Imaginação radical
  • O jornal mundo da imaginação
  • Vila da paz
  • Clipes do Xou da Xuxa

Desenhos e seriados

Elenco infantil